Docinhos: com a ciência também se brinca!

Os meninos da sala dos Docinhos viveram um momento de aprendizagem diferente, em que vestiram a pele de cientistas de palmo e meio e brincaram a “experimentar coisas”.

Através da experiência do leite mágico foi possível explorar o tema das cores primárias, um assunto que vem sendo trabalhado com o grupo. Assim, os meninos misturaram corantes alimentares numa base de leite, observando os efeitos particulares dessa mistura, dadas as propriedades daquele meio. À medida que os corantes se iam misturando, desenhando formas coloridas, as crianças puderam constatar as diferentes tonalidades e transformações.

Numa outra experiência, os meninos puderam explorar as propriedades do som, e inclusivamente vê-lo em ação. Depois de espalharem pepitas coloridas num pedaço de película aderente, colocado por cima de um copo, os meninos foram convidados a emitir sons para essa câmara improvisada, assistindo fascinados ao movimento das pepitas, provocado pela vibração sonora.

Esta atividade, decorrente de um projeto de sala, contou com a participação de uma mãe cientista, que se disponibilizou para dinamizar estas experiências, proporcionando às crianças um contacto mais próximo com a ideia de fazer ciência e procurando estimular o seu natural espírito curioso e inventivo.

O nosso website utiliza cookies, principalmente de 3ºs. Pode saber mais na nossa Política de Privacidade.
X