Importância da aprendizagem lúdica destacada na palestra sobre desenvolvimento infantil dos 3 aos 6 anos

“Desenvolvimento infantil dos 3 aos 6 anos, estratégias de estimulação e sinais de alerta” foi o tema em análise na palestra dinamizada pela Bogalha no passado dia 31 de janeiro.

Ao longo de mais de uma hora, o psicólogo Paulo Coelho, da Clínica Mim, falou para uma plateia cheia, composta por pais, educadores/professores e outros interessados.

O orador frisou a importância de “brincar para aprender” e propôs inúmeras atividades para os pais realizarem com as crianças nas diferentes etapas de desenvolvimento, no sentido de estimularem a memória, atenção, linguagem, entre outros, de uma forma lúdica.

Para cada idade, compreendida entre os 3 e os 6 anos, Paulo Coelho indicou as competências que deverão ser estimuladas, exemplificando com exercícios e dicas simples, desde os “jogos à vez”, que estimulam o respeito pelo outro, a partilha e o controlo dos impulsos, até aos “jogos do faz de conta”, que proporcionam a aprendizagem sobre os papeis sociais.

Aos cinco anos, por exemplo “a criança já pode ter a seu encargo pelo menos quatro tarefas simples”, nomeadamente arrumar os brinquedos, preparar o lanche indo buscar os alimentos necessários, pôr a mesa e arrumar os sapatos, indicou o psicólogo. Esta prática, explicou, ajuda a desenvolver o sentido de responsabilidade e de autonomia e, sobretudo, a sensação de “ser capaz”, desenvolvendo a autoestima.

Apesar de se reconhecer um conjunto de competências que a criança deverá alcançar em cada faixa etária, o psicólogo alertou para o facto de o desenvolvimento ter “um desvio padrão”, ou seja, aquilo que se espera que a criança já seja capaz de fazer em determinada idade não tem de ser rigorosamente igual para todas, uma vez que existe uma margem etária para a aquisição de competências, respeitando as características individuais.

As palestras que a Bogalha tem dinamizado surgiram da necessidade de formação parental, que se tem concretizado em sessões de esclarecimento acerca de diversas temáticas relacionadas com o desenvolvimento infantil e juvenil.

O nosso website utiliza cookies, principalmente de 3ºs. Pode saber mais sobre na nossa Pollítica de Privacidade
X