CATL debate violência escolar



A equipa da Escola Segura da PSP dinamizou junto do CATL da Bogalha uma sessão de esclarecimento em torno dos fenómenos de bullying e ciberbullying, assuntos que se revelaram de grande interesse para as crianças.

Contextualizando em termos legais as várias formas de agressão, intimidação e violência escolar, com ou sem recurso às tecnologias, os agentes elucidaram o auditório acerca das formas de detectar antecipadamente situações de perigo e de se proteger delas, bem como os meios através dos quais podem ser feitas as denúncias. Lembraram ainda que quer a vítima quer o agressor necessitam de ajuda para romper com estes ciclos destrutivos, motivados a maioria das vezes por dificuldades emocionais que é necessário encorajar a ultrapassar.

As crianças e jovens presentes lançaram algumas dúvidas e partilharam algumas histórias vivenciadas nas respetivas escolas, ajudando a ilustrar este fenómeno que nos vem inquietando e que nos coloca um desafio permanente, no sentido de estabelecer ambientes sociais mais solidários e relações que primem pelo respeito, consciência e humanidade.

A sessão realizou-se no âmbito da comemoração do dia internacional da paz e da não-violência escolar, data proposta pelo pacifista espanhol Lorenzo Vidal na busca por um espírito de soldariedade e harmonia entre os estudantes.