Crianças constroem homenagem à mulher



A sala de Jardim de Infância dos Docinhos exibe estes dias, a propósito da comemoração do Dia Internacional da Mulher, a exposição A Flor do Meu Jardim.

Um tributo à mulher-mãe, que, através de um trabalho artístico que cruza os olhares dos filhos e dos pais, pretende lembrar o papel fundamental das mulheres na construção da vida, no desenvolvimento da sociedade e na transformação do mundo.

As figuras foram elaboradas em sala, com recurso a técnicas de papietagem, desenvolvidas ao longo de várias semanas. As crianças dedicaram-se depois à pintura das esculturas de papel, empregando cores vivas e motivos alegres, alusivos à figura materna, flor de força, alegria e afeto. À obra uniram-se ainda as palavras de reconhecimento dos pais, tornando ainda mais completa esta linda homenagem.

A mostra estará patente esta semana no hall de entrada da Bogalha, podendo ainda ser visitada durante a Festa das Cores da Primavera, que decorrerá na instituição entre 21 e 24 de Março.

O Dia Internacional da Mulher foi declarado em 1910 numa conferência de mulheres, na Dinamarca, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e de trabalho, homenageando as operárias têxteis mortas num incêndio quando faziam greve por melhores horários. Reconhecido pelas Nações Unidas desde 1975, este dia é comemorado por todo o mundo, dando visibilidade aos direitos e conquistas das mulheres e alertando para os obstáculos e desafios que ainda enfrentam.