Alegria e convívio marcam celebração do Dia da Família

No passado Sábado, dia 18 de maio, decorreu mais um “Caldo à Moda Antiga”, na Bogalha, em comemoração do Dia da Família, num evento onde reinou a alegria, convívio e boa disposição.

As famílias presentes participaram em vários jogos tradicionais – disco ao alvo, bota abaixo, jogo das argolas, corrida a par, percurso saltitão, jogo de andas, corrida de sacos e jogo da força – correspondentes às provas de amor, compreensão, diálogo, fraternidade, paciência, partilha, respeito e responsabilidade. No final do percurso, cada família foi certificada nas diversas matérias e presenteada com um diploma de “Família Vencedora”.

O convívio continuou com a degustação de petiscos variados e de caldos preparados de forma tradicional: a sopa camponesa, com feijão vermelho, carnes e legumes; a sopa de castanha, com feijão miúdo; e a sopa de feijão-verde e cenoura. O segredo para um caldo saboroso, confidenciaram as cozinheiras Rosa e Zulmira, está no modo como é confecionado, ou seja, nos potes de ferro e fogueiras a lenha. E Rosa garante: “Se for feito numa panela, no fogão, o sabor não é o mesmo”.

O evento teve como propósito fomentar o convívio entre participantes e colaboradores, fortalecendo os laços familiares e de amizade, e ainda perpetuar a tradição e cultura populares.

A iniciativa realizou-se pelo terceiro ano consecutivo, numa parceria entre a Bogalha e a Associação Popular de Sabariz.

O nosso website utiliza cookies, principalmente de 3ºs. Pode saber mais na nossa Política de Privacidade.
X