Escola Segura na Bogalha para falar de Bullying

A Bogalha recebeu no passado dia 29 uma equipa da Escola Segura da Polícia de Segurança Pública, para uma ação de sensibilização em torno do Bullying e do Cyberbullying.

Dirigida a crianças e jovens do CATL, a sessão foi acolhida com atenção pelos mais novos, que ficaram mais esclarecidos sobre o tema. Sendo ambas as problemáticas caracterizadas por comportamentos violentos e de coacção, o Cyberbullying tem a especificidade de fazer uso das novas tecnologias de comunicação, explicou a equipa. Nesse sentido, os agentes forneceram dicas para uma atitude online preventiva, alertando para os perigos que decorrem da exposição pessoal e reforçando a importância de preservar alguns aspectos identitários, como o nome completo ou a morada.

Foram também levantadas algumas pistas para a sinalização de eventuais vítimas. Todos foram instigados a estar atentos a comportamentos invulgares dos colegas, como desmotivação, isolamento ou revolta, uma vez que esses quadros podem muitas vezes revelar situações de Bullying. Assim, os agentes sublinharam o papel de cada um no apoio aos colegas e na promoção de comportamentos de respeito, solidariedade e empatia.

Participativos, os meninos partilharam episódios do dia-a-dia escolar para reflexão conjunta e aludiram também a alguns episódios mediáticos, colocando ainda várias questões sobre o trabalho desempenhado pela PSP.

A iniciativa realizou-se no âmbito da comemoração do Dia da Não-Violência nas Escolas, que se assinala a 30 de Janeiro. Uma data instituída em 1964 pelo educador e pacifista espanhol Lorenzo Vidal com o intuito de promover junto dos estudantes e da comunidade escolar uma cultura de paz e harmonia.

O nosso website utiliza cookies, principalmente de 3ºs. Pode saber mais na nossa Política de Privacidade.
X