Crianças levam os seus direitos para a rua

A Bogalha dinamizou no passado dia 20, no centro de Braga, uma acção de sensibilização para os Direitos da Criança. No âmbito das comemorações do Dia Universal da Criança, que motivaram diversos trabalhos lúdicos e pedagógicos na instituição, as crianças do Jardim de Infância saíram à rua para dar voz aos seus direitos.

Assim, entre sorrisos, mas com muita responsabilidade, os mais novos distribuíram pelos transeuntes marcadores de livro, elaborados e coloridos pelas suas mãos. Protecção, educação, saúde, família, cuidados, identidade, opinião… cada marcador distribuído era mais um direito que ganhava voz, dos tantos que a Convenção sobre os Direitos da Criança enuncia. Este importante documento, adoptado por unanimidade pelas Nações Unidas em 20 de Novembro de 1989, vincula juridicamente os estados à protecção e promoção de um amplo conjunto de direitos fundamentais para as crianças.

As meninas e meninos da Bogalha alertaram, pois, para a importância de respeitar e promover, universalmente, as várias dimensões da sua cidadania – civil, política, económica, social e cultural – um anseio que se estende para lá desta efeméride e cuja urgência se renova a cada dia destes tempos que atravessamos.

O nosso website utiliza cookies, principalmente de 3ºs. Pode saber mais na nossa Política de Privacidade.
X