Formação financiada: Comunicação interpessoal – comunicação assertiva

“Comunicação interpessoal – comunicação assertiva” é o tema da próxima formação modular financiada que a Bogalha está a promover, em parceria com a AEDL.

A formação tem início dia 22 de Junho, em regime de e-learning, e irá decorrer às Terças e Quintas-feiras, num total de 50h.

Os formandos recebem o subsídio de alimentação (4,77€) correspondente aos dias de formação e certificado de qualificações.

A participação na formação implica o cumprimento dos seguintes requisitos: no caso dos ativos empregados, possuir habilitação igual ou superior ao 9º ano; no caso dos ativos desempregados, estar na situação de desemprego há menos de 12 meses e ter habilitação igual ou superior ao 12º ano de escolaridade.

Quem desejar inscrever-se ou obter mais informações poderá fazê-lo via telefone (910 037 234) ou via e-mail ([email protected]).

Objetivos da formação:

  • Identificar e caracterizar os elementos intervenientes no processo de comunicação e os diferentes perfis comunicacionais.
  • Desenvolver a comunicação assertiva.
  • Identificar e transpor as barreiras que surgem nas diferentes fases do processo de comunicação.
  • Realizar os diversos tipos de processamento interno da informação.
  • Aplicar os diferentes tipos de perguntas no processo de comunicação.

Conteúdos programáticos:

  • Processo de comunicação e perfis comunicacionais
    • Função e importância dos elementos que intervêm no processo de comunicação
      1. Emissor/Receptor
      2. Canal
      3. Mensagem/código
      4. Contexto
      5. Feedback
    • Diferentes perfis comunicacionais
      1. Passivo
      2. Agressivo
      3. Manipulador
      4. Assertivo
  • Comunicação assertiva
    • Particularidades e vantagens do perfil assertivo
    • Empatia
      1. Escuta ativa/escuta dinâmica
      2. Conceito de contexto comum
      3. Semântica sintaxe
      4. Paralinguagem
  • Barreiras à comunicação
    • Barreiras gerais do processo de comunicação
      1. Barreiras internas
      2. Objectivas
      3. Subjectivas
      4. Barreiras externas
    • Barreiras típicas das diferentes fases do processo de comunicação
      1. Construção, adaptação, envio, receção e interpretação da mensagem
  • Processamento interno da informação
    • Processamento fonético
    • Processamento literal (significado)
    • Processamento reflexivo (empático)
  • Tipos de perguntas no processo de comunicação
    • Abertas
    • Fechadas
    • Retorno
    • Reformulação

A formação é financiada pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.

Cartaz formação_Comunicacao interpessoal

Cartaz de divulgação

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