“Comunicação interpessoal – comunicação assertiva” é o tema da próxima formação modular financiada que a Bogalha está a promover, em parceria com a AEDL.
A formação tem início dia 22 de Junho, em regime de e-learning, e irá decorrer às Terças e Quintas-feiras, num total de 50h.
Os formandos recebem o subsídio de alimentação (4,77€) correspondente aos dias de formação e certificado de qualificações.
A participação na formação implica o cumprimento dos seguintes requisitos: no caso dos ativos empregados, possuir habilitação igual ou superior ao 9º ano; no caso dos ativos desempregados, estar na situação de desemprego há menos de 12 meses e ter habilitação igual ou superior ao 12º ano de escolaridade.
Quem desejar inscrever-se ou obter mais informações poderá fazê-lo via telefone (910 037 234) ou via e-mail ([email protected]).
Objetivos da formação:
- Identificar e caracterizar os elementos intervenientes no processo de comunicação e os diferentes perfis comunicacionais.
- Desenvolver a comunicação assertiva.
- Identificar e transpor as barreiras que surgem nas diferentes fases do processo de comunicação.
- Realizar os diversos tipos de processamento interno da informação.
- Aplicar os diferentes tipos de perguntas no processo de comunicação.
Conteúdos programáticos:
- Processo de comunicação e perfis comunicacionais
- Função e importância dos elementos que intervêm no processo de comunicação
- Emissor/Receptor
- Canal
- Mensagem/código
- Contexto
- Feedback
- Função e importância dos elementos que intervêm no processo de comunicação
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- Diferentes perfis comunicacionais
- Passivo
- Agressivo
- Manipulador
- Assertivo
- Diferentes perfis comunicacionais
- Comunicação assertiva
- Particularidades e vantagens do perfil assertivo
- Empatia
- Escuta ativa/escuta dinâmica
- Conceito de contexto comum
- Semântica sintaxe
- Paralinguagem
- Barreiras à comunicação
- Barreiras gerais do processo de comunicação
- Barreiras internas
- Objectivas
- Subjectivas
- Barreiras externas
- Barreiras gerais do processo de comunicação
-
- Barreiras típicas das diferentes fases do processo de comunicação
- Construção, adaptação, envio, receção e interpretação da mensagem
- Barreiras típicas das diferentes fases do processo de comunicação
- Processamento interno da informação
- Processamento fonético
- Processamento literal (significado)
- Processamento reflexivo (empático)
- Tipos de perguntas no processo de comunicação
- Abertas
- Fechadas
- Retorno
- Reformulação
A formação é financiada pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.