Projeto “Cuidar com Laços e Abraços” inicia fase de implementação de atividades

foto CLA

O projeto CLA – Cuidar com Laços e Abraços, da Bogalha, iniciou esta semana a sua fase de implementação de atividades, com a primeira sessão de acolhimento aos cuidadores informais.

“Cuidar de quem cuida” é o mote do projeto, que visa empoderar os cuidadores informais, uma vez que cuidadores mais felizes são também sinónimo de melhores cuidados prestados. O apoio aos cuidadores irá concretizar-se através de encontros semanais, que decorrem na Factory Braga, onde serão realizadas diversas dinâmicas de grupo, desde sessões de relaxamento e meditação a sessões de partilha, coaching, convívios, entre outros.

Os cuidados aos familiares dependentes durante o período de ausência dos cuidadores são também assegurados pelo projeto, caso seja necessário.

A iniciativa surgiu aquando da participação no Bootcamp de Empreendedorismo Social promovido pela Câmara Municipal de Braga em março de 2018, do qual resultou um Fórum de Inovação Social onde foram premiados três projetos de impacto e inovação social – sendo um deles o projeto CLA -, que receberam uma gratificação monetária e um programa de mentoria do IES-Social Business School com a duração de 6 meses.

A criação e coordenação do projeto é da responsabilidade das psicólogas Ana Rita Soares e Joana Macedo, bem como da assistente social Cristina Fernandes, técnicas da Bogalha.

Terminada a fase de aproximação às famílias, esta segunda fase, de implementação de atividades, terá uma duração de nove meses e contará com a participação de cinco cuidadores informais, referenciados pela equipa de serviço social da Administração Regional de Saúde do Norte.

A participação no projeto piloto não implica qualquer custo para as famílias intervencionadas, uma vez que para além do prémio recebido, o projeto CLA conta com o apoio de mecenato empresarial.

 

O nosso website utiliza cookies, principalmente de 3ºs. Pode saber mais na nossa Política de Privacidade.
X