Covid-19: dúvidas, inquietações e como sobreviver à quarentena. Para miúdos e graúdos!

Como explicar o covid-19 às crianças e ajudá-las a lidar com esta fase?
Se procura uma forma de explicar às crianças o que é o novo coronavírus, aconselhamos um pequeno livro explicativo que se baseia em informação científica para explorar, em simultâneo, o mundo simbólico e da fantasia. O livro tem ainda como objetivo acompanhar a vivência emocional deste período e auxiliar as crianças a gerirem a ansiedade que poderão estar a experienciar. Pode visualizar e descarregar o livro aqui.

O que fazer durante a quarentena?
O que fazer ao longo de tantos dias com as crianças em casa?! Com criatividade e (muita) paciência, tudo se resolve! Respire fundo e analise algumas das nossas propostas:

Aqui encontra inúmeros livros infantis digitais à disposição;
E neste blog eles ganham vida! Com audio e vídeo…;
Aqui pode encontrar várias sugestões de atividades;
E neste artigo outras tantas! Assim como sugestões de leitura e apps educativas para descarregar;
E se ainda não estiver satisfeito… Temos mais sugestões para atividades/leituras em família.
Sem esquecer que a Porto Editora e a Leya dão acesso gratuito a plataformas virtuais para apoiar alunos sem aulas!
E porque os mais crescidos também têm direito a diversão, sugerimos que espreite o cartaz do festival “Eu fico em Casa”, para ouvir diretamente do seu sofá!

No final de tudo isto, vai ver que não há tédio que aguente!

Idas ao centro/unidade de saúde para vacinação
Para todas as mamãs que se questionam se deverão ou não levar os seus pequenotes ao centro/unidade de saúde para a toma de vacinas, partilhamos um artigo sobre essa matéria, do pediatra Hugo Rodrigues, autor do blog “Pediatria para todos”.

Aconselhamento a grávidas e papás com recém-nascidos
Está grávida ou tem um recém-nascido? Conhece alguém nestas condições que precise de aconselhamento? Neste artigo poderá encontrar alguns esclarecimentos.

Para todos… Como trabalhar a saúde mental durante este período
O aumento da ansiedade e o stress generalizado fazem parte da vivência desta fase. Partilhamos, por isso, algumas recomendações para promover a saúde mental neste artigo, assinado por Pedro Morgado (Psiquiatra e professor na Universidade do Minho) e por Tiago Ramalho (Escola de Medicina da Universidade do Minho), com base nas recomendações da Organização Mundial de Saúde nesta matéria.

Para todos… Gerir informação sobre a pandemia
O melhor conselho que lhe podemos dar é: não acredite em tudo o que lê, ouve ou vê. Infelizmente, por estes dias há muitas notícias e relatos falsos a circular nas redes sociais ou em conversas informais, que só contribuem para disseminar sentimentos de ansiedade e pânico. Assegure-se que apenas consulta e partilha informação fidedigna. O site que lhe aconselhamos, onde poderá encontrar informação atualizada e as recomendações mais fiáveis para lidar com o Covid-19 é o site criado pela Direção-Geral da Saúde precisamente para esse efeito. Em caso de dúvida, nomeadamente se estará perante um caso suspeito, se deverá tomar alguma medida ou precaução adicional, consulte a informação disponibilizada no respetivo site. Pense que ao telefonar para uma linha de emergência com uma questão que poderá ser facilmente esclarecida consultando informação já disponibilizada poderá estar a causar bloqueios de linha e atrasar a resposta a situações efetivamente urgentes.

Proteja-se a si e aos seus!
Respeite a quarentena e procure, na medida possível, tornar os seus dias e das suas crianças mais leves, proveitosos e alegres.

 

O nosso website utiliza cookies, principalmente de 3ºs. Pode saber mais na nossa Política de Privacidade.
X